Projeto visa entender as necessidades de cada pessoa com deficiência auditiva para apresentar demandas ao poder público.
Uma equipe de pesquisadores da Unicamp deu início a um levantamento para apurar o número de surdos e suas características na Região Metropolitana de Campinas (SP). Para participar, é preciso preencher um formulário no site até o dia 15 de setembro.
A ideia da ação visa contabilizar as pessoas com deficiência auditiva e identificar as necessidades de cada um, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz a pesquisa de dez em dez anos e não especifica as individualidades.
O projeto é da aluna Giovana Astolfi, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e está sob responsabilidade da professora Nubia Vianna, especialista na área de fonoaudiologia. Além delas, o Rafael Moraes, estatístico voluntário, também faz parte da pesquisa.
A fonoaudióloga explica que o estudo será repassado às prefeituras com o intuito de promover políticas públicas para o grupo. Ademais, a Associação de Surdos dos municípios também terão as informações com o intuito de buscar melhorias para a causa.
“Como os dados são invisíveis, fica parecendo que não existe a demanda, então a gente quer fazer um levantamento da quantidade, perfil, necessidades para poder subsidiar as ações das prefeituras da região de Campinas”, explicou a professora.
As pessoas que tenham aceitado participar, mas desistiram após responder as perguntas, podem enviar um e-mail no endereço pesquisa.surdos@unicamp.br ou uma mensagem pelo Whatsapp para o número (19) 99380-1158. Assim, as informações serão excluídas.
Fonte: G1