O fim do episódio 4 de The Last of Us apresentou aos fãs o personagem Sam, irmão mais novo de Henry que foi um dos destaques no episódio 5. Sam é surdo na série, mas no jogo ele também é?
Sam é surdo no jogo?
Embora Sam seja um personagem que existe também no jogo de The Last of Us, no game ele não é surdo.
Na série o personagem usa duas formas para se comunicar com os ouvintes: com seu irmão, Henry, usa a ASL, língua de sinais americana. Já para conversar com Ellie, que não sabe os sinais, se comunica através de um bloco de notas que sempre carrega consigo.
Em entrevista ao The Washington Post, o co-presidente da Naughty Dog e co-criador da série, Neil Druckmann, falou sobre a mudança: “Pensamos como se pudéssemos usar menos diálogos, mas isso levou a… esse tipo de restrição levou a decisões narrativas realmente interessantes que eu diria que, de certa forma, tornam essa sequência mais impactante do que no jogo, pelo menos para meu. E estou muito curioso para ver como as outras pessoas reagem a isso.”
O ator Keivonn Woodard, de nove anos, também é surdo na vida real. Sua mãe, April Jackson, deu uma entrevista ao The Daily Moth sobre como foi trabalhar com a equipe de The Last of Us: “Eu tinha expectativas, é claro, de que ele sendo surdo eu estaria pronta para barreiras e problemas que pudessem acontecer, mas não foi o caso! Sou grata por termos uma equipe tão boa que foi receptiva e motivada conosco. Tivemos muita sorte de ter essa grande equipe”.
Woodard também enviou sua mensagem a outros jovens negros surdos e à comunidade surda em geral: “Você não precisa ter medo! Não tenha medo de experimentar. Porque foi isso que meus pais me disseram – não ter medo de tentar. Tive um pouco de medo no começo, mas fui em frente e superei isso, fiz o teste e consegui o papel com The Last of Us! Fiquei alucinado.”
Mais sobre The Last of Us
A série adapta a história original dos jogos de The Last of Us. A trama se passa 20 anos depois da quase extinção da humanidade devido a infecção de fungos Cordyceps, que teve início em 2013 (na série, em 2003). Acompanha Joel sendo contratado para levar Ellie em segurança para fora de uma zona de quarentena. Entretanto, o que deveria ser apenas um trabalho simples, se transforma em jornada de sobrevivência pelos Estados Unidos.
A direção dos episódios da série são assinadas por Kantemir Balagov, Jasmila Žbanić e Ali Abbasi. Além disso, a trilha sonora está nas mãos de Gustavo Santaolalla, mesmo compositor do jogo original.
Na produção executiva da produção contamos com dois grandes nomes: Craig Mazin, conhecido pela criação e direção de Chernobyl, minissérie aclamada também da HBO Max, e Neil Druckmann, diretor de criação da Naughty Dog que esteve envolvido no desenvolvimento dos jogos.
Fonte: Entreter-se