Colaboradoras e colaboradores estarão nos locais de votação para auxiliar eleitores surdos ou com deficiência auditiva
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou o cadastramento de pessoas voluntárias com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que tenham interesse em participar dos trabalhos das Eleições 2024. Essas colaboradoras e colaboradores vão atuar nos locais de votação, auxiliando eleitoras e eleitores surdos ou com deficiência auditiva.
Para participar, basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário de inscrição específico para pessoas voluntárias com conhecimento em Libras. O prazo para se inscrever vai até 14 de junho. Serão observados os procedimentos de segurança e tratamento dos dados da voluntária ou do voluntário que se cadastrar, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As pessoas que atuam nas eleições têm direito a dois dias de folga para cada dia de serviço prestado e recebem auxílio-alimentação no valor de R$60,00 por turno de votação. É possível ainda ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital e utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em universidades.
O primeiro turno das Eleições 2024 está marcado para 6 de outubro. Eleitoras e eleitores de cidades em que houver segundo turno voltam às urnas em 27 de outubro.
Confira mais detalhes sobre o trabalho dos voluntários com conhecimento em Libras nas eleições.
Fonte: TRE-SP