A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na quinta-feira (27), a formatura do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para profissionais da área da saúde. Ao todo, 42 cursistas concluíram a capacitação.
A cerimônia de entrega do certificado aconteceu no auditório da Semed, com apresentações de teatros que relataram o atendimento diário nos hospitais e clínicas, além de apresentação de músicas e poemas, todos em libras. O curso foi ministrado pelas instrutoras surdas, Viviany Amorim Silva e Zélia Augusta Nicodemos.
A formação iniciou em 04 de maio, com o objetivo de gerar mais acessibilidade nos atendimentos hospitalares. “É importante que os profissionais da saúde estejam preparados para lidar com pacientes surdos e garantir uma experiência inclusiva e respeitosa”, afirmou Bruna Monteiro, coordenadora de Libras da Semed.
O secretário da Semed, Elecimar Batista, participou do evento destacando que o objetivo é fomentar ainda mais a acessibilidade em Libras. “A Semed está trabalhando para promover independência aos surdos, acreditamos que muitas outras formações irão acontecer para que a inclusão seja colocada 100% em prática”, afirmou.
Para a cursista, Vanda Silva, que trabalha na recepção do laboratório do Hospital Municipal, foi uma excelente experiência. “Eu acho lindo a língua de sinais e foi um tempo muito proveitoso, quero me aprofundar ainda mais, não apenas para conhecimento próprio e sim, para ajudar o próximo”, destacou.
Fonte: News Rondônia