** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Iniciativa é direcionada a servidores municipais e público geral; cadastros devem ser efetivados de forma on-line até o dia 28 de fevereiro

SÃO PAULO – A Secretaria de Educação de Suzano abre nesta quarta-feira (15/02) as inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos servidores municipais e público geral. Serão disponibilizadas 60 vagas para três turmas de alunos, sendo que dois grupos participarão do Módulo Básico I e o outro será direcionado ao Módulo Básico II. A ação tem como finalidade capacitar servidores e cidadãos que lidam diretamente no atendimento de pessoas com surdez a realizar o atendimento de forma adequada.

Os interessados devem se inscrever por meio do link http://sme.suzano.sp.gov.br/sme2/cursos/ até 28 de fevereiro.

Para se cadastrar, os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas nos dias 7 e 8 de março, com uma carga horária total de 60 horas, contando com atividades presenciais e complementares, e serão ministradas pela intérprete Claudia Oliveira no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, na região central de Suzano, das 18 às 21 horas.

O conteúdo do curso conta com História da Educação de Surdos no Brasil e no Mundo; Cultura, Identidade e Comunidade Surda; Alfabeto Manual, Numeral e Datilologia; Configuração de Mãos, Pontos de Articulação e Movimento; Classificadores (classificador descritivo e classificador específico); Recursos de Acessibilidade; Família; Vocabulários e Verbos; Saudação e Sentimentos; Alimentos e Bebidas; Animais e Natureza; Pronomes; Adjetivos, Sinônimos e Antônimos; Contexto Escolar; Esportes e Brincadeiras; Corpo Humano, Higiene e Saúde; Vestuário; Estados, Países e Moradia; Transportes e Profissões; e Calendário.

Para além da qualificação dos interessados, um dos objetivos do curso é facilitar e ampliar a inclusão social e acessibilidade em Libras para a comunidade e servidores de postos de saúde, escolas, bibliotecas e demais setores de atendimento ao público, rompendo as barreiras de comunicação em todos os locais onde a pessoa surda necessite de atendimento e encontre dificuldade de comunicação.

Segundo o secretário de Educação, Leandro Bassini, essa é uma ação de extrema importância para oferecer um trabalho cada vez mais qualificado e inclusivo para a população suzanense. “Visamos capacitar nossos servidores de modo em que sejam capazes de atender os munícipes com o máximo de qualidade possível. Além disso, os cidadãos fluentes em Libras conquistam maiores oportunidades no mercado de trabalho nas mais variadas funções, e isso acaba se tornando uma ótima forma de evolução e desenvolvimento”, disse o chefe da pasta.

Se por um lado os interessados acabam adquirindo uma nova forma de se comunicar com o aprendizado, por outro os moradores com surdez encontram uma facilidade maior quando necessitarem se comunicar com agentes públicos, como destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Trabalhamos para atender todos os públicos para que possam se sentir incluídos e amparados quando procurarem um setor da prefeitura em busca de um serviço e oferecer esse curso mostra a capacidade que Suzano tem de se adequar à população e atender o anseio de todos, sem distinção. Tenho certeza que esse curso será um sucesso e deixará a administração pública cada vez mais preparada para se comunicar com todos os moradores”, definiu o chefe do Poder Executivo municipal.

Fonte: Prefeitura de Suzano

- Publicidade -