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Secretaria de Assistência Social já atende pessoas surdas com intérprete de Libras

Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Sspcd) garante serviço como prática de inclusão

As pessoas surdas de Itaguaí têm mais um motivo para se sentirem inclusas: uma intérprete de libras vai ajudar nos atendimentos da subsecretaria da pessoa com deficiência, na Secretaria de Assistência Social. Catiane Mendes, estudante de Libras, vai estar à disposição dos cidadãos surdos para estabelecer uma comunicação eficaz, e assim contribuir para os devidos encaminhamentos às outras secretarias, conforme função da Assistência Social Municipal.

“A ideia da iniciativa é fazer com que as pessoas surdas tenham acesso aos serviços da secretaria. Antes, essas pessoas chegavam aqui e não tinham como se fazer entender. Agora, com a Catiane, a comunicação fica possível e plena”, disse o subsecretário da Pessoa com Deficiência Valnei Costa.

Além de Catiane, outra pessoa, a assistente social Nanni de Paula, é capaz de se comunicar por Libras (língua visual-motora, com estrutura gramatical própria, que é usada pela comunidade surda do Brasil). Deste modo, de segunda a sexta, das 8h às 17h, garante-se que qualquer pessoa surda que busque atendimento na secretaria terá atendimento com a presteza necessária.

Serviço já em operação

O atendimento em Libras já funcionava de forma experimental desde 24 de janeiro. Conforme explica a Secretária Micheli Sobral: “Não é uma ideia nova, porque sempre foi do nosso interesse que as pessoas surdas não tivessem dificuldades no seu exercício de cidadania. Nossa intenção é estender esse atendimento a outros setores da prefeitura, e vamos nos esforçar para isso”.

Nesta segunda feira (10) Micheli Sobral, Catiane Mendes e Valnei Costa receberam seis cidadãos surdos no auditório da Secretaria de Assistência Social para marcar o anúncio oficial do serviço. Eles receberam a novidade com entusiasmo e deram depoimentos sobre a dificuldade diária de conseguirem se fazer entender.

Pelo menos na Subsecretaria de Pessoa com Deficiência esse problema não existe mais.

O serviço de atendimento em Libras se soma a outro também já disponível, que é o atendimento por videochamada. Valnei Costa também explicou que em casos de pessoas surdas acamadas a subsecretaria envia um servidor para promover o atendimento. Essas ações fazem parte de um contexto maior da subsecretaria, que é executar programas como: Cuidando de quem cuida, SUB móvel e Itaguaí por mais inclusão.

Fonte: Prefeitura de Itaguaí – RJ

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