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São Luís recebe primeira escola integral para o ensino de pessoas surdas

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua.

A prefeitura entregou nesta quinta-feira (16) a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue, localizada no bairro Camboa. O novo prédio foi requalificado, por meio do programa Escola Nova e o espaço, segundo a prefeitura, vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos.

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece Libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua.

Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda. Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha.

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por obra de requalificação da estrutura interna e externa. Foram feitos serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação com a colocação de novas luminárias. Além disso, também foram trocadas as lâmpadas, instalada uma nova infraestrutura para o ar-condicionado e ganhou pintura interna, externa e da quadra de esportes.

As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil; seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada); uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA); duas salas de recursos; brinquedoteca; biblioteca; e sala de informática com 10 computadores.

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.

Fonte: Jornal Pequeno

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