O instituto Itaú Cultural anunciou nesta segunda-feira (28) os 109 projetos que foram selecionados para o edital 2017-2018 do Rumos, programa de fomento à produção artística que irá destinar mais de R$ 15 milhões a iniciativas nos campos do audiovisual, literatura, música, artes cênicas, acessibilidade e outros.
Pela primeira vez, em 18 edições do edital, foram selecionados projetos de todos os 26 estados e Distrito Federal. Segundo o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, não houve qualquer tipo de cota ou direcionamento por parte da comissão de seleção para abarcar iniciativas de todo o país. “Houve um processo de escuta mais depurada”, avalia o gestor, acrescentando que o instituto visitou os dez estados que historicamente tinham menos inscritos: Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Sergipe e Amapá. “Não acredito em meritocracia sem dar oportunidades mais equânimes no processo”, afirma.
Confira a relação dos três projetos para surdos selecionados:
Recife-Pernambuco
Região impactada: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Modalidade: Criação e desenvolvimento
Tema: Formação
Recorte: Acessibilidade/surdo
A proposta é formar células percussivas inclusivas com o nome Batuqueiros do Silêncio, a partir de oficinas músico-pedagógicas com crianças e jovens surdos, que experimentarão a construção de frases e ditados rítmicos através de uma metodologia inédita e inovadora chamada MusiLibras, em diversas cidades do interior de Pernambuco e capitais do Nordeste, com oficinas, espetáculos e divulgação desse método.
São Paulo-São Paulo
Região impactada: São Paulo
Modalidade: Criação e desenvolvimento, documentação
Tema: Teatro
Recorte: Acessibilidade/surdo
Trata-se de um espetáculo itinerante que usa como base de transporte e fonte de histórias um tradicional fusca branco de 1978. Entre as diversas coisas que traz das viagens, há livros e brinquedos que contagiam crianças e adultos de todas as idades, surdos, ouvintes e curiosos. As histórias serão registradas em vídeo e sempre compartilhadas no site do Grupo êBA! com janela de Libras e legenda em português.
Recife-Pernambuco
Região impactada: Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins
Modalidade: Criação e desenvolvimento
Tema: Teatro
Recorte: Acessibilidade/surdo
O projeto prevê a criação de um espetáculo teatral (solo) do ator surdo Igor Rocha em parceria com um diretor artístico com experiência em clown, juntamente com uma capacitação para o uso e difusão da Libras e com tradução e interpretação em Libras. O projeto visa estimular e especializar a prática de profissionais da arte surdos, através de sua linguagem primeira de expressão.