Segundo a justificação do pedido, a Língua Brasileira de Sinais – Libras tem o reconhecimento legal como comunicação e expressão a partir da edição da lei federal nº 10.436, em 24 de abril de 2002, trazendo muitas conquistas para os movimentos sociais dos surdos e com consequências diretas para o reconhecimento para o profissional interprete de língua de sinais no Brasil.
No pedido o deputado destaca que a criação do projeto seja com escolas bilíngues e reativação da escola de audiocomunicação, com produção de vídeos de literatura surda e material didático.
De acordo com parlamentar, na Paraíba há carência de programas de apoio à educação dos surdos, como há falta de professor de Libras nas escolas da rede estadual de ensino.
Para Raniery Paulino, não é mais possível permanecer num processo de exclusão das pessoas surdas na participação de atividades sociais, culturais, educacionais, políticas, etc.
“Nosso objetivo com o pedido, é dar aos surdos uma educação de qualidade, incluindo-os na interação social, cultural e política, com o direito do exercício da cidadania”, disse.
Fonte: http://www.paraibaonline.com.br/noticia/958133-raniery-quer-programa-estadual-de-apoio-a-educacao-dos-surdos.html