** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

O Diretório Regional do PTB em Mato Grosso do Sul realiza entre os dias 17 de março a 05 de maio, Curso Básico de Libras, ministrado na sede do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Campo Grande. na rua Dr. Dolor Ferreira de Andrade, 781, no bairro São Francisco.

O curso é gratuito e pretende capacitar de 15 a 30 pessoas da comunidade com aulas no período noturno, das 18h30min às 20h nas terças e quintas-feiras. A inscrição será 1 kg de alimento não perecível para ser doada à comunidade carente.

As aulas serão ministradas pelo bacharel em Serviço Social e professor de Libras, Samuel Ferreira de Souza. Samuel é membro do PTB/MS e assessor do Deputado Estadual por MS, Neno Razuk (PTB/MS).

Samuel que hoje tem 47 anos convive com a surdez desde os sete anos de idade, após ter contraído meningite e perdido a audição completamente. Com 30 anos de experiência profissional ministrando aulas em Libras e capacitando profissionais, Samuel já prestou serviço para o Instituto Mirim de Campo Grande, Escola do Legislativo MS, CEL – MS, CEADA, Assetur, Uníntese, Universidade Caixa Econômica Federal – Brasil e Shopping dos Ipês.

“O curso será apenas mais uma ação do trabalho voluntário que já dedico à comunidade de Campo Grande. Sei das dificuldades das pessoas com deficiência auditiva e suas limitações na sociedade pela falta de comunicação. A intenção do curso é a inclusão dessas pessoas, inclusive para facilitar a convivência social e a busca por novas amizades e oportunidades”. Explicou Samuel Ferreira.

As inscrições para o Curso Básico de Libras podem ser realizadas presencialmente na sede do PTB em Campo Grande- MS, na rua Dr. Dolor Ferreira de Andrade, 781, no bairro São Francisco ou pelo telefone 67 3042 0014 e pelo whatsapp 67 99225 0434 .

Os participantes receberão ao final do curso o certificado de participação e conclusão do Curso Básico de Libras.

Brasil

Estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Semana da Acessibilidade Surda revelou a existência de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos.

A pesquisa mostra também que a maior parcela de pessoas com deficiência auditiva está na Região Sudeste (42%), seguida pelo Nordeste (26%) e Sul (19%). Já as regiões Centro-Oeste e Norte apresentam os menores percentuais de surdos (6% e 7%, respectivamente).

Mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos um bilhão em todo o globo.

Fonte: EnfoqueMS

- Publicidade -