As atividades são realizadas na quadra do Sinprosan, parceiro do projeto e possibilita a prática esportiva entre homens e mulheres surdas
PARÁ – Um Projeto desenvolvido pela pedagoga, professora de educação especial na rede pública e mestranda em Educação, Suelen Mendes, tem possibilitado a prática de futsal entre jovens surdos em Santarém, no oeste do Pará.
O projeto, que ainda não tem nome, conta com o apoio de parceiros, como é o caso do intérprete e bacharel em Educação Física Mateus Santos e o Sindicato dos Professores de Santarém (Siprosan).
– Fiquei muito feliz com a organização do projeto, com a união dos surdos, fiquei muito feliz com o fato de a gente poder desenvolver um projeto dentro da comunidade que colocasse o surdo também para praticar atividades, exercícios, disse Suelen.
Participam das ações do projeto mulheres e homens surdos. As atividades são realizadas aos sábados no ginásio do Sinprosan que não cobra nada pela utilização do espaço. Por enquanto somente adultos participam das atividades.
Em entrevista ao Portal Tapajós de Fato, a coordenadora do projeto, Suelen Mendes, conta que para atender crianças seria preciso um trabalho mais técnico, o que ainda não é possível devido falta de investimento e apoio.
– Estão participando apenas adultos, mas se no futuro alguma criança e os surdos quiserem abranger esse projeto, nós podemos pensar na possibilidade, mas até então apenas adultos estão participando. A gente tem o nosso objetivo de ter a manutenção da saúde com relação ao nosso corpo, e aí a gente teria que ter um trabalho mais técnico para trabalhar com crianças – completou Suelen.
Fonte: GloboEsporte