Após o cumprimento dos trâmites de registro junto à Pró-reitoria de Extensão (Proext) e à Editora da Universidade (Edua), o material didático, que tem o objetivo de facilitar a comunicação entre profissionais e acadêmicos surdos com os membros ouvintes da comunidade universitária.
A equipe do projeto de Extensão “Libras e Trilhas”, vinculada à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), lança, em breve, a cartilha digital “Acessibilidade na Universidade”. O material didático orienta quanto aos sinais e cumprimentos em Libras, assim como sinais das atividades administrativas do dia a dia, com o objetivo de facilitar a comunicação entre profissionais e acadêmicos surdos com os membros ouvintes da comunidade universitária.
Trabalho em equipe
Há mais de um ano, a equipe do projeto, composta pela professora Joana Stoller; pelo professor Fábio Stoller e pelos acadêmicos bolsistas Vitória Bochoschi, Angélica Barbosa, Cristina Lima, Renasso Freitas e Natália Araújo, além da bolsista voluntária Amanda Tássia está dedicada a organizar o conteúdo da cartilha.
Encaminhamentos
O pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, destacou que a próxima fase consiste em encaminhar o material para a Editora da Universidade para os devidos trâmites de registro. “No meu entendimento, a partir de agora, deve ser aberto um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de ofício, direcionado à Edua, expor o caso concreto e fazer os requerimentos necessários e solicitar as providências, considerando que a acessibilidade é um direito fundamental. Todos os brasileiros e brasileiras, todos os amazônidas precisam ter o livre acesso e a compreensão desse acesso em toda instituição pública. A Proext fará todo o esforço administrativo para que essa cartilha possa ser publicada e, massivamente, divulgada para toda a comunidade acadêmica por meio dos canais que a pró-reitoria utiliza, principalmente, a TV Ufam e as redes sociais, porque temos a impressão de que a qualidade de vida e o convívio institucional passa pelo direito à acessibilidade”, declarou o pró-reitor.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, ressaltou que o Departamento está sempre disposto a ajudar em tudo o que for necessário. “O DPROEX está disposto a ajudar. No que depender de nós, já está feito”, afirmou.
Ciclo de palestras
Ainda durante o encontro, o professor Fábio Stoller também divulgou o evento “Ciclo de Palestras”, que ocorre no próximo dia 24 de abril, com programação alusiva ao Dia Nacional da Libras. Acompanhe informações sobre este e demais eventos no site e nas redes sociais do Programa Libras e Trilhas.
Sobre o Libras e Trilhas
Fonte: Universidade Federal do Amazonas