O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte), promoveu mais uma assessoria técnica, desta vez em Aracaju (SE), entre os dias 27 e 29 de agosto.
Realizado no campus Socorro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), o evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre profissionais vinculados às secretarias municipais e estadual de Educação; à Universidade Federal de Sergipe (UFS); ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/SE) e ao Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese).
Os professores do INES Ronaldo Gonçalves, Raabe Costa e Elaine Honorato ministraram a formação continuada sobre os temas “Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Ensino Médio” e “Letramento nas diferentes áreas do conhecimento – Ensino Fundamental II”. A diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico do instituto, Danielle Lins, acompanhou a equipe na assessoria e considerou positiva a parceria com o IFS. Entre as atividades da programação, houve também apresentações artísticas com estudantes do IFS e do Ipaese, única escola bilíngue (Português/Libras) da região. Ainda em Sergipe, os docentes do INES chegaram a visitar a escola e compartilhar experiências acerca da educação de surdos.
Este foi o terceiro evento formativo de 2024 previsto no calendário do edital publicado em março. As assessorias técnicas têm o objetivo de apoiar a implementação ou aperfeiçoamento do trabalho de educação em perspectiva bilíngue para surdos nas diversas regiões do país. Ainda haverá mais duas assessorias até o fim do ano, nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Fonte: INES