A Marvel preparou uma surpresa importante: O primeiro filme com opção de Língua de Sinais do Homem-Formiga acaba de chegar na plataforma de streaming Disney+ ! O filme marca as comemoração do Dia Nacional da Língua de Sinais Americana (ASL), celebrado em 15 de abril.
A ASL é utilizada por comunidades surdas dos Estados Unidos e de regiões do Canadá e México, usa para se comunicar. A novidade é uma parceria entre o Universo Cinematográfico da Marvel e instituições de acessibilidade.
“Os criativos surdos da equipe, que incluem Douglas Ridloff e o intérprete de ASL, Jack Cook, superaram as expectativas quando se propuseram a comunicar o diálogo divertido e os efeitos sonoros do Homem-Formiga de uma maneira condizente com o estilo distinto da Marvel, humor subversivo e a ação de alta velocidade”, dise Delbert Whetter, executivo de negócios do mundo do entretenimento.
ASL em Homem Formiga
O serviço da ASL foi criado pela Deluxe em parceria com o Grupo Steno e RespectAbility, companhias de intérpretes para surdos.
Ao longo do projeto da Marvel, foram realizadas diversas consultas diárias de como melhorar as práticas da língua de sinais americana nos filmes, ajudando na construção de diretrizes criativas para os usuários.
Delbert Whetter afirmou que o projeto superou todas as expectativas.
Como acessar?
Para acessar a novidade, primeiro é necessário possuir uma conta no serviço de assinaturas da Disney+, plataforma onde a Marvel possui catálogo próprio.
O recurso ASL está na página de “extras” do primeiro filme do Homem-Formiga, lançado em 2015.
O Homem Formiga
No filme, lançado em 2015, Scott Lang é um ladrão especializado em invadir locais e roubas objetos.
Ao longo da trama, Scott se junta ao bioquímico Hank Pym para proteger os segredos por trás de um traje do Homem-Formiga, que garante poder de encolhimento, super força e a possibilidade de controlar um exército inteiro formado apenas por formigas.
Que essa novidade da Marvel chegue a outros filmes, porque muitos surdos no mundo não compreendem as legendas comuns em inglês (ou português, no caso do Brasil) e se comunicam apenas pela Língua de Sinais.
Fonte: Só Notícia Boa