A Prefeitura de Goiânia pretende ampliar os trabalhos de inclusão social
Foi inaugurado nesta segunda-feira, 26, o primeiro Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiás, com sede na Vila Osvaldo Rosa. A instituição existe há mais de 30 anos como Centro Especial Elysio Campos e tem a missão de atender o aluno surdo. O local é mantido pela Associação dos Surdos de Goiânia, em convênio com a Secretaria Estadual de Educação, com parceria da Prefeitura de Goiânia. O prefeito Rogério Cruz participou da solenidade que marcou a celebração do Dia Nacional dos Surdos.
A unidade é preparada com estrutura, metodologia e profissionais para atender a pessoa surda, e segue o currículo com as adequações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta todas as escolas. Durante a solenidade, Rogério Cruz lembrou a importância da parceria entre o governo estadual e a prefeitura, e externou o desejo “de ter em todas as unidades educacionais de responsabilidade da gestão municipal a inclusão”.
“Hoje, mais do que nunca, não podemos deixar com que as nossas crianças deixem de ter acesso aos estudos por falta de oportunidade”, pontou. “A inclusão é sinônimo de sociedade evoluída, e é um caminho sem volta”, sentenciou.
O centro educacional atualmente atende 55 alunos, mas tem capacidade para atender mais de 100. Conforme explicou Alessandra Matos, no período matutino os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio são atendidos em suas séries, com todos os conteúdos que todas as escolas oferecem. No período vespertino, os alunos ficam para dois tipos de atendimento.
Com o auxílio de uma intérprete de Libras, o presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, Leonardo Rasmussen, fez referência ao Dia Nacional da Pessoa Surda, e lembrou que a celebração da data é extremamente importante, principalmente pela inauguração do Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiás e facilitação do acesso à unidade, por intermédio da alteração da rota do transporte coletivo.
Fonte: Jornal Opção