Participam quatro equipes no torneio que será realizado no CIE do Caxambu.
A prefeitura promove no dia 16 de dezembro o campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio vai mobilizar cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes, que jogam entre elas para decidirem o vencedor. Cada partida será disputado em dois tempos de 12 minutos. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social.
A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Desde o ano passado, a gestão promove uma série de eventos esportivos para pessoas com deficiência, contribuindo para a inclusão social e no desenvolvimento desse grupo. A prefeitura acredita no esporte também como forma de demonstrarem seu potencial.
Em outubro, foi realizada a I Copa Imperial de futsal para surdos, também no CIE. Participaram 11 equipes do Estado de Rio de Janeiro, reunindo cerca de 200 atletas. O time da Associação Petropolitana de Surdos (APES) representou o município no torneio, sendo eliminado nas quartas de final.
No ano passado, Petrópolis recebeu uma etapa da Taça Rio de Futsal de Surdos, graças a parceria com a APES. A Superintendência de Esporte acredita no potencial dos atletas da cidade, além de saber o quanto o esporte pode contribuir na vida dessas pessoas.
A arbitragem do campeonato municipal de futsal para surdos será da Liga Petropolitana de Desportos (LPD). Graças a uma parceria com a prefeitura, no ano passado, cinco árbitros foram capacitados para apitar jogos de surdos. Marcelo Rosa, responsável pelas equipes de arbitragem da LPD, destacou a oportunidade de desenvolvimento dos profissionais e abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Foi muito importante para todos os árbitros que participaram do treinamento e do torneio no ano passado. Acredito que tenha sido uma oportunidade fantástica de crescimento. Também é um diferencial, que pode garantir mais espaço dentro do mercado da arbitragem em todo o Estado”, disse Marcelo.
Dia de convivência no JEUPs
Promover a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) através do esporte, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Com este objetivo, a prefeitura promove o dia de convivência para alunos com PcD que estudam na rede municipal de ensino. O evento acontece no dia 26 de novembro no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, que fica na Estrada da Saudade. Serão oferecidas aos estudantes atividades recreativas e esportes adaptados, como o tênis de mesa, chute a gol em pares e voleibol para deficientes intelectuais.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis