A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Educação, receberá autorização legislativa, para inserir na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino, noções básicas da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Projeto da iniciativa do vereador Cadmiel Pereira (DEM), com objetivo de propiciar a inclusão dos alunos portadores de deficiência auditiva e a socialização destes no ambiente escolar, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão nesta quarta-feira (16) na Câmara, devendo passar pacificamente pela segunda e última votação na próxima semana.
De acordo com a proposta, o Município deverá oferecer todo o material necessário para estimular a aprendizagem. Professores e funcionários das escolas que ainda não possuírem conhecimento e domínio sobre o idioma deverão receber treinamento adequado.
Para colocar a lei em prática, os estabelecimentos poderão requerer, junto aos seus parceiros na sociedade, profissionais qualificados para ministrar aulas, tantos às turmas específicas de professores e funcionários quanto aos alunos. A disciplina de Libras deverá ser inserida na grade curricular desde a educação infantil até o ensino fundamental, ficando a critério do Município estabelecer carga horária suficiente.
Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana