Serviço será executado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, vai funcionar por agendamento e de maneira remota
A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta quinta-feira (4), o termo de colaboração entre Município e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que marca o início da execução da Central de Implementação de Libras (CIL) em Pelotas. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e contou com representantes da comunidade surda e com deficiência auditiva.
Por meio do contrato, assinado após lançamento de edital pela Secretaria de Assistência Social (SAS) com a Federação, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o serviço será executado de forma on-line via agendamento. O objetivo é fornecer a tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva.
Sabemos que não estamos implementando o ideal, mas estamos avançando em direção a algo que será eficiente e humanizado e precisaremos de vocês para organizar esse sistema. Esse serviço será de fundamental importância para a autonomia das pessoas. É uma satisfação estar tão próxima, enquanto prefeita, nessa conquista”, frisou a gestora.
O vice-presidente da Associação de Surdos de Pelotas, Jean Michel, pediu para que a Central de Libras seja amplamente utilizada e divulgada, já que é um direito da comunidade, para que todas as pessoas saibam da sua existência, usufruam gratuitamente e garantam sua autonomia. O representante da Federação, Pablo Tavares, afirmou que o serviço vai possibilitar acessibilidade, reconhecimento e comunicação na cidade.
Também participaram do ato o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, e a vereadora Fernanda Miranda (PSol).
Como vai funcionar o serviço
O serviço prestado na Central de Implementação de Libras consiste na intermediação da comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva, surdos e surdocegos, usuários ou não de Libras, por profissional devidamente qualificado. Será executado por agendamento, solicitado por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone, computador, tablet, ou de forma presencial.
O atendimento será realizado de forma on-line, por videochamada, chat de comunicação ou aplicativo como WhatsApp ou FaceTime. Nos serviços públicos oferecidos pelo Município nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, respeitará uma fila de espera, seguindo critérios de emergência e atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Será necessário realizar o cadastro junto à CIL e fornecer RG, CPF e comprovante de residência. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, e no mínimo um profissional intérprete de Libras atuará em cada turno.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas