Casal estava preocupado em não compreender as orientações dos médicos e atendentes.
Um casal com deficiência auditiva foi acompanhado por uma intérprete de Libras durante o parto do filho em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a prefeitura, a funcionária pública esteve com a família desde as consultas de pré-natal.
A criança, que recebeu o nome de Miguel, nasceu no Hospital e Maternidade Doutor Silvério Fontes, no bairro Castelo, por volta das 8h20 da última quarta-feira (6). Ainda segundo a prefeitura, a presença da profissional não estava programada para o dia do parto, mas foi aceita após o pedido da gestante.
Tudo começou quando os pais solicitaram o serviço à prefeitura, que o oferece gratuitamente a partir da Central de Libras. O casal, de acordo com o município, tinha a preocupação em não compreender as orientações dos médicos e atendentes. O laço entre os três se fortaleceu com o contato.
O parto
Ainda segundo a prefeitura, no dia do parto, a mãe da criança, Shirley França de Souza, de 36 anos, perguntou à intérprete se ela também poderia acompanhá-la neste momento. A profissional, Roseane Cristina Rosa, aceitou na hora.
A mulher, que já tinha uma filha, também comparou os processos de gestação. Na primeira vez, ela não teve o acompanhamento de uma profissional da área. “Da outra vez foi tudo escrito. Consegui entender, mas sempre tinha aquele medo de ocorrer alguma falha. Com a intérprete aqui foi um alívio”.
Roseane ressaltou o sentimento por ter acompanhado a família. “Estava no momento do ultrassom e ouvi os batimentos do coraçãozinho do bebê por eles. Eles conseguiam ver que os batimentos estavam fortes pelo monitor, mas fui eu quem ouviu o som. Foi um momento muito especial”, finaliza.
Fonte: G1