As inscrições para a Olimpíada de Matemática em Libras são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de setembro.
Escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, que atendem alunos surdos, são convidadas a participar. A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site oficial da competição: https://www.sinalizaedu.com.br/obmlibras
Em 2023, os alunos Sophia Dias Rosa Miranda, Pedro Lourenço Calazans Reis e Júlia Ferreira Santos de uma escola de Cotia ficaram entre os primeiros colocados, como mostrou o Jornal Cotia Agora.
Prova em Libras
Durante a prova, os alunos terão acesso a uma plataforma digital onde todas as questões são apresentadas em vídeo, em Libras, permitindo uma experiência acessível e inclusiva. As questões são elaboradas por professores surdos e ouvintes, garantindo a qualidade e a adequação ao público-alvo. A prova consiste em 12 questões de múltipla escolha, que serão realizadas simultaneamente em todas as escolas participantes.
Prêmios e Reconhecimento
A Olimpíada de Matemática em Libras também reconhece e premia o esforço de alunos, professores e escolas que se destacam na competição. Os prêmios para os vencedores incluem livros didáticos, acesso ao aplicativo LibrasLab, bolsas de estudo, e um curso de Matemática com hospedagem e alimentação na Unicamp. Além disso, medalhas e outros brindes serão enviados pelo correio para os ganhadores.
Desde a sua criação, a Olimpíada de Matemática em Libras já impactou mais de 920 alunos, reforçando a importância da inclusão na educação e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes surdos. A iniciativa destaca-se como uma ferramenta essencial para promover a igualdade de oportunidades e incentivar o interesse pelas ciências exatas entre a comunidade surda.
Em sua última edição, a OBMLibras reuniu inscrições de 511 alunos surdos de todas as regiões do Brasil. Entre eles, alguns destaques especiais emergiram de Cotia, trazendo orgulho para a sua escola e a comunidade local.
A OBMLibras é uma realização da Sinaliza, negócio social na área da educação para surdos. A Sinaliza já impactou mais de 1.000 alunos por meio de seu pré-vestibular e aulas de reforço para alunos surdos de todas as idades, resultando em uma impressionante taxa de aprovação de 80% no SiSU 2023. Além disso, a empresa também desenvolveu o aplicativo LibrasLab, que já ensinou Libras a mais de 200.000 pessoas, utilizando métodos inovadores, como a gamificação e a inteligência artificial. Por meio dessa valiosa combinação de tecnologia e educação, a Sinaliza está desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão e na construção de um futuro mais promissor para a comunidade surda no Brasil.
Links de acesso: www.sinalizaedu.com.br/obmlibras www.sinalizaedu.com.br www.libraslab.com.br
Fonte: Jornal Cotia Agora