Contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a Língua Portuguesa de forma prática, criativa e mediada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
BAHIA – Esse é o intuito da oficina “Português para Surdos” da Uesb, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, em Jequié.
A atividade é direcionada a pessoas surdas, usuárias da Libras, do município e região. Para participar, é necessário realizar a inscrição, até o dia 20 de agosto, por meio de um formulário on-line. Estão sendo ofertadas 15 vagas. A oficina acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco (Ceep), localizado na rua 15 de novembro, s/n, bairro Campo do América.
Sobre a ação – A Língua Portuguesa é caracterizada como segunda língua para pessoas surdas, usuárias da língua de sinais. Dessa forma, a sua metodologia de ensino deve ser na modalidade escrita, mediada pela Libras. O curso é uma forma de oportunizar que pessoas surdas tenham acesso a essa língua, suprindo uma carência de cursos nessa área e a necessidade de comunicação cotidiana.
A iniciativa é uma ação do projeto de extensão “Pontes: dirimindo barreiras e construindo acessos por meio da comunicação”, coordenado pelas professoras Émile Assis e Marina Helena Chaves, em colaboração com as docentes Léia Silva e Thamires Sampaio.
Fonte: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia