Estudantes com deficiência auditiva não conseguem assimilar o conteúdo apenas com as apostilas ou com as aulas legendadas.
RIO DE JANEIRO – Alunos surdos da rede estadual de Educação têm enfrentado dificuldades de aprendizagem por conta da falta de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As mães reclamam que, apenas com o uso das apostilas, os filhos não conseguem acompanhar o conteúdo.
“Meu filho tem passado por muitas dificuldades. Ele não consegue intérprete para as aulas on line e está usando apenas a apostila – o que não adianta porque, sem um intérprete, a interpretação do texto fica comprometida. Ele não consegue responder as questões e está com medo de perder o ano. A intérprete na sala de aula não é só acessório”, disse Selma Amaral, mãe do estudante Wagner Júnior.
“A falta dos intérpretes está prejudicando demais minha filha, a Nicole, nesta pandemia. Ela chora e fica depressiva porque quer fazer as atividades e participar. Precisamos de respostas para nossos filhos. Precisamos que a secretaria contrate intérpretes”, afirmou Bruna Faria Lopes.
A intérprete Suely Regina afirmou que os intérpretes ficaram desempregados praticamente ao longo de todo o ano de 2020.
“E em 2021, não tivemos nenhum retorno da Secretaria de Educação sobre a nossa situação. Na pandemia, alguns alunos com deficiência auditiva continuaram a estudar, mas a maioria abandonou os estudos. Sabe-se que o surdo precisa da tradução na língua de sinais. Os alunos estão sem atendimento, querendo desistir. E nós estamos sem os nossos trabalhos, sem nossos empregos, sem saber o que fazer”.
A Secretaria Estadual de Educação apresentou opções, como as aulas legendadas – alternativa que é contestada pelas mães, por não ser o suficiente para a assimilação do conteúdo.
A secretaria informou que há uma licitação em andamento para a contratação de uma empresa especializada de intérpretes. No entanto, o órgão não deu uma previsão para que esse processo seja concluído.
Fonte: G1