Aos 39 anos Liliane realizou o antigo sonho de voltar a estudar. Ela largou os estudos na antiga 6ª série, quando tinha 12 anos, para ajudar a mãe a sustentar a casa e os dois irmãos, porque o pai dela ficou desempregado.
A menina trabalhava como babá e fazia serviços domésticos. Na época passou a estudar à noite, mas não deu certo. Liliane Santos começou a tirar notas baixas. Depois a família mudou de casa, ela trocou de colégio – também à noite – foi mal novamente e parou… mas nunca desistiu.
Aos 17 anos, Liliane engravidou do primeiro filho e o menino nasceu surdo. Quem assumiu a criança foi Eder, o atual marido de Liliane. Logo em seguida, com 18 anos ela engravidou de Jhennifer, sua segunda filha e adiou de novo o sonho de voltar a estudar.
“Com 19 anos eu tentei novamente, mas com duas crianças não dava pra estudar, trabalhar e cuidar da casa”, contou Liliane em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Ela e o marido trabalham em casa fazendo pespontos de sapatos para fábricas da região de Franca, no interior de São Paulo. “Ele fura e costura e eu colo os sapatos”, explicou.
Além de ajudar o marido, Liliane começou a aprender Libras, a Língua Brasileira de Sinais e levou a família junto, para que todos aprendessem a se comunicar com Flávio.
“Eu sempre priorizei os estudos dos meus filhos. O Flávio terminou o Ensino Médio e a Jhennifer já está na faculdade”, comemorou a mãe.
Volta às aulas
E foi a filha Jhennifer a grande incentivadora da mãe para voltar aos estudos.
“Este ano entrei na faculdade e voltei a incentivá-la a estudar. O sonho dela é fazer colação de grau”, disse Jhennifer.
Deu certo. Liliane se matriculou no EJA e voltou a estudar no começo do ano.
“Eu comecei em fevereiro a 6ª série, que agora fala 7º ano, e estou terminado no finalzinho de junho. Em julho vou para o 8º e no ano que vem eu começo o 9º ano. Em junho do ano que vem será minha colação de grau”, disse a estudante.
No que depender das notas, ela vai conseguir.
“Ela é a melhor da classe. Só tira 8, 9 e 10”, comemora Jhennifer.
Liliane também está radiante de felicidade: “Meu sonho é vestir aquela beca”, disse a mãe.
Faculdade
Além da vontade de aprende, ela sabe o valor de um diploma no mercado de trabalho.
“Fico muito chateada quando surge oportunidade para eu ensinar Libras e me pedem o diploma. Eu não tenho!”, lamentou.
Mas agora que recomeçou Liliane Santos está confiante e já faz planos maiores.
Depois de concluir o Ensino Médio, Liliane pretende entrar na faculdade.
“Eu to entre Enfermagem e intérprete de Libras. Como eu tenho filho surdo, lido melhor com Libras. Mas depois eu vou decidir certinho o que eu vou querer”. afirmou.
E a gente está aqui na torcida, Liliane! Avante!
Fonte: http://www.sonoticiaboa.com.br/2019/06/01/mae-de-jovem-surdo-que-fez-familia-aprender-libras-realiza-sonho-estudar/