A partir do mês de março de 2025, a Justiça Federal passará a contar com os serviços fornecidos pela Central de Interpretação de Libras, CIL, unidade especializada da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), que realiza gratuitamente o atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva em Mato Grosso.
O serviço especializado tem como objetivo auxiliar a comunidade surda na comunicação com pessoas ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através de intérprete por videochamada e em atendimentos externos, por agendamento, com a possibilidade de acompanhamento em consulta médica, entrevista de emprego, matrícula em escola, perícia, audiência etc. Representando a Justiça Federal, a Diretora do Núcleo Judiciário, Andréa dos Santos Silva, visitou presencialmente o CIL, onde o Coordenador Rodrigues Schneider de Amorim Souza apresentou-lhe o trabalho realizado pela Central. Desta forma, a Justiça Federal incorpora uma importante ferramenta visando auxiliar a prestação jurisdicional com foco na acessibilidade de cidadãos com deficiência auditiva.
O serviço vai funcionar basicamente da seguinte forma: assim que se apresentar algum jurisdicionado e/ou advogado com deficiência auditiva nas dependências do prédio e a comunicação ficar prejudicada por conta da falta de conhecimento em libras, bastará entrar em contato com a CIL, que um intérprete poderá de forma online auxiliar na comunicação. Além disso, mediante agendamento o serviço poderá ser usado em quaisquer situações de forma presencial, inclusive em audiências e perícias médicas judiciais.
Esse é mais um passo que a Justiça Federal em Mato Grosso dá em busca de maior qualidade na prestação de serviços jurisdicionais e de uma sociedade mais justa e acessível.
Fonte: TRF-1 MT