Cirurgia foi feita em um hospital de Catanduva depois de funcionários perceberem que seria interessante ter um profissional para fazer a comunicação entre o casal e os médicos.
SÃO PAULO – Uma intérprete de Libras tornou o nascimento de uma criança ainda mais emocionante para um casal com deficiência auditiva. Com a tradução, os pais Claudinei Souza Melo e Alani Cistina Alves Melo puderam acompanhar todas as etapas do parto, principalmente saber o momento do primeiro choro da criança.
Os dois são de Catanduva (SP) e contam que namoraram por quase três anos. Assim como o casamento, o nascimento da pequena Elaine foi planejado. O fato dos dois serem surdos os preocupava em relação à maternidade.
“A Alanis tinha vontade de ter filhos, principalmente, uma menina. Então, nós conversamos e esperamos um pouco. Depois, decidimos tentar”, afirma Claudinei.
No dia do parto, que foi realizado em 8 de maio, os pais puderam vivenciar o momento da maneira mais completa possível com a ajuda da interprete de Libras Nani Oliveira.
No hospital onde a cirurgia foi feita, a mãe fez todo o processo de pré-natal. A ideia de contratar um intérprete para participar do momento do nascimento surgiu quando ela e o marido fizeram o curso de pais de ‘primeira viagem’.
Durante as aulas, os funcionários perceberam que seria interessante ter um profissional para fazer a comunicação entre o casal e os médicos.
“A presença do profissional foi bem interessante porque ele conseguiu facilitar o trabalho da equipe médica explicando o que estava acontecendo para aos pais. Ao mesmo tempo, transmitir a emoção do parto e do primeiro choro”, afirma o diretor de desenvolvimento hospital Matheus Schuerewegen.
Para Alani Cistina Alves Melo, a presença da intérprete trouxe segurança e mais
“Ela me ajudou e me acalmou. Quando a criança estava perto de nascer, ela foi traduzindo o que estava acontecendo”, diz a mãe.
Ainda de acordo Alani, os pais já estão criando um jeito próprio de se comunicar com a recém-nascida Elaine. Eles ainda não sabem se a filha nasceu com alguma limitação ou deficiência auditiva.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/05/30/interprete-de-libras-traduz-parto-para-pais-surdos-em-catanduva-emocao-que-nao-consigo-explicar.ghtml