Objetivo é, no futuro, expandir o projeto para atender eleitoras e eleitores de todo o Paraná
A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba conta com uma colaboradora que presta atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O propósito é garantir a cidadania e o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral para todas as eleitoras e para todos os eleitores.
Esse atendimento vem sendo realizado desde 1° de junho pela terceirizada Thami Joanna Nascimento. Ela explica que, assim que a pessoa com deficiência auditiva chega, é direcionada para o guichê dela, onde a conversa segue normalmente em Língua de Sinais.
Thami tem experiência em atendimento de eleitoras e eleitores com diferentes graus de deficiência auditiva. Assim, a conversa ocorre da melhor forma para cada pessoa: em alguns casos totalmente por Libras, em outros apenas falando em voz alta e articulando bem a boca.
“É extremamente importante que todas as pessoas se sintam dignas, porque, apesar da legislação, não são todos os lugares que disponibilizam alguém que saiba Língua Brasileira de Sinais”, declara. A atendente também vai participar de mutirões de atendimento ao eleitorado, como o que vai acontecer em Guaraqueçaba, em agosto.
Expansão do projeto
Segundo a chefe da Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social (SGSARS), Sandra do Nascimento Ferreira, trata-se de um projeto-piloto. A intenção é fazer com que a iniciativa, voltada atualmente apenas às eleitoras e aos eleitores que comparecem à CAE de Curitiba, passe a dar suporte também às Centrais de Atendimento ao Eleitor dos cartórios do interior do estado.
Em um segundo momento, serão três postos com intérpretes de Libras, disponíveis por videochamada para realizar o atendimento, explica Sandra. “O propósito é que as eleitoras e os eleitores surdos possam ser atendidos na sua primeira língua”, afirma.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral – PR