- Publicidade -

Instituto Idioma Surdo abre cursos de Libras

LIBRAS é o segundo idioma oficial brasileiro com a língua portuguesa.

Abertas vagas para cursos de LIBRASLíngua Brasileira de Sinais. O Instituto Idioma Surdo em parceria com a UDEFA – União dos Deficientes Físicos de Araraquara e com apoio de entidades do COMDEF – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, inicia novos cursos em março e mais informações podem ser solicitadas pelo email, idiomasurdo@gmail.com ou pelo facebook, Idioma Surdo Instituto.

Os participantes recebem certificado pessoa física e/ou pessoa jurídica para enquadramento na Lei Municipal ‘Empresa Amiga do Surdo’, Lei n° 8778 de 31 de Agosto de 2016, de caráter institucional e inclusivo, não obrigatório, se aplica as pessoas jurídicas de direito público e privado, doravante denominada ‘Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos’ que prevê emissão de certificado e sinalização visível para atendimento público, contendo o ícone universal para identificação de acessibilidade para pessoas surdas com um intérprete em Libras no estabelecimento público ou privado. Trata-se da primeira iniciativa de lei municipal brasileira com a proposta de acessibilidade para pessoas surdas em âmbito municipal, à exemplo para todo o país, foi criada por meio de audiências públicas na Câmara Municipal de Araraquara, com a participação de representantes de setores da iniciativa privada, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara (ACIA), Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (SINCOMÉRCIO), órgãos públicos, para elaboração do projeto de lei chancelado por pessoas surdas.

Recentemente foi publicado o Decreto Federal nº 9.656, de 27 de dezembro de 2018, onde dispõe sobre a obrigatoriedade para atendimento às pessoas surdas ou deficientes auditivas que se comunicam em Libras para os órgãos públicos: “Art. 26. O Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de LibrasLíngua Portuguesa. Parágrafo 1º: Para garantir a difusão da Libras, as instituições de que trata o caput deverão dispor de, no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras.” A Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial brasileiro com a Língua Portuguesa.

Os cursos livres oferecidos pelo Instituto Idioma Surdo possuem Base Legal no Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, e são dirigidos para pessoas ouvintes e colaboradores em empresas públicas e privadas.

Cursos oferecidos:
* Curso Livre de Iniciação Profissional Auxiliar para Comunicação em Libras (nível 1, básico)
Carga horária: 60 horas, Segundas-feiras e Quintas-feiras, das 19h às 21h. A partir de 11 de Março|2019. Na UDEFA.
* Curso Livre de Comunicação em Libras (nível 2, avançado)
Carga horária: 100 horas, sendo Quartas-feiras e Sextas-feiras, das 19h às 21h. A partir de 13 de Março|2019. Na UDEFA.

Fonte: Instituto Idioma Surdo

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
Sair da versão mobile