O curso é gratuito, com encontros presenciais, e são oferecidas 30 vagas para pessoas das comunidades externa e interna ao IFG
O curso de Libras Básico – Mãos que Falam tem por objetivo proporcionar aos participantes os aprendizados fundamentais para o domínio básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, busca explorar temas como as vivências da comunidade surda, as complexidades da cultura surda, as histórias de vida dos surdos, entre outros assuntos.
O curso, com duração de 20 horas, ocorrerá mediante encontros presenciais no Câmpus Goiânia do IFG. As atividades terão a duração de duas horas, com encontros às quartas-feiras, das 17h às 19h. O início do curso está previsto para o dia 7 de maio e término em 25 de julho de 2025.
Público – alvo
Das 30 vagas oferecidas no curso, 24 são reservadas para a comunidade externa ao IFG e 6 para alunos e servidores da Instituição. De acordo com o edital da chamada pública nº 7/2025, as vagas são destinadas prioritariamente para os seguintes públicos: trabalhadores terceirizados do Câmpus Goiânia do IFG; comunidade interna do IFG (estudantes acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE e/ou pelos programas da Coordenação de Assistência Estudantil – CAE do Campus Goiânia); e pessoas da comunidade externa.
O curso de extensão é coordenado pelo professor, tradutor e intérprete de Libras, Leone de Morais Nogueira, junto aos professores e intérpretes Bruna Raissa dos Santos Lopes e Emanoel Borges Correia.
Consulte o edital da Chamada Pública nº 7/2025 – Curso de extensão Curso de libras básico – Mãos que falam
Fonte: IFG