Com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi iniciado ontem (1º.abr.2025), o Curso de Libras “Libras é Legal!”. As aulas acontecerão até o dia 25 de julho de 2025, nas terças e quintas-feiras no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O curso está sendo ministrado pelo professor surdo Luiz-Mar Ferreira, que também leciona na Superintendência Regional de Ensino (SER) em Divinópolis. A interpretação das aulas é feita por Michelle Tavares, do Centro Educacional Municipal de Atendimento Psicopedagógico (Cemap), que está disponível para auxiliar os alunos em suas dúvidas. Ao término da capacitação, todos os participantes receberão um certificado de conclusão.
“A aprendizagem da Libras não apenas facilita a comunicação com a comunidade surda, mas também reforça valores essenciais como empatia, respeito e inclusão à diversidade. Ao se aprofundar no estudo da Língua Brasileira de Sinais, os indivíduos desenvolvem uma compreensão mais abrangente das experiências e desafios enfrentados pelas pessoas surdas. A formação em Libras é crucial para promover a inclusão social, permitindo que pessoas surdas se comuniquem de forma eficaz com a sociedade e participem ativamente de todos os aspectos da vida comunitária. Além disso, essa prática contribui para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, promovendo um ambiente mais acolhedor e democrático”, completa o secretário de Assistência Social, Geraldo Aparecido Dias (Dico).
Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Monte