** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Aplicação desenvolvida por engenheiro da empresa no Peru, principalmente para pessoas com deficiência auditiva, gera texto em closed caption e pode ser usada em uma conversa presencial. Código de programação está liberado na internet. Criador ganhou o prêmio MIT Technology Review, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA).

Um engenheiro da IBM no Peru desenvolveu uma aplicação que gera legendas em closed caption na frente dos olhos de uma pessoa enquanto ela conversa com outras pessoas. Criada usando a solução de inteligência artificial IBM Watson, a ferramenta foi batizada de ‘Vision D’.

código de programação é open source, ou seja, está liberado de graça na internet para desenvolvedores aprimorarem o modelo da tela, trocarem atualizações e propostas (clique aqui para ver).

A tecnologia foi desenvolvida principalmente para pessoas com deficiência auditiva porque o visor permite acompanhar na legenda o que é dito na conversa, sem perder contato visual e sem que os interlocutores precisem usar língua de sinais. Também é possível converter a conversa para mensagens de texto no smartphone.

INCLUSÃO E EMPATIA – “Participo de grupos de trabalho e congressos com diversidade de talentos. Me chamou a atenção a dificuldade que tinham os participantes com deficiência auditiva para manter a interação nas conversas e apresentações”, diz o engenheiro Leoncio Huamán, consultor na unidade de Cognitive Process Transformation da IBM no Peru e criador do ‘Vision D’.

“Isso me motivou a criar uma ferramenta para inclusão dessas pessoas, para que a deficiência auditiva não seja um obstáculo”, explica Huamán. Os testes e o desenvolvimento do ‘Vision D’ tiveram participação da Associação de Jovens e Adolescentes Surdos do Peru.

A criação do ‘Vision D’ rendeu ao engenheiro prêmio ‘Inovadores com menos de 35 anos’, concedido pelo MIT Technology Review, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA). A invenção também foi premiada pela Universidade Ricardo Palma, em Lima (Peru), no concurso ‘Criatividade Electrônica URP 2018 II’ do curso de Engenharia Eletrônica.

Fonte: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/ibm-cria-solucao-que-projeta-legendas-em-frente-aos-olhos/

- Publicidade -