Com o intuito de promover um momento de discussão sobre as questões étnico-raciais que perpassam a educação bilíngue surda, o curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI realizará o “I Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Bilíngue de Alunos Surdos: Desafios e Perspectivas”.
O evento ocorrerá em dois momentos diferentes: dia 17 de março no Polo de Batalha e dia 18 de março no Polo de Miguel Alves. A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, explica que o evento será o fechamento da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão I (ACE – I), “que tem como objetivo, integrada às outras disciplinas, abordar a temática da educação para as relações étnico-raciais”, afirma.
Segundo o Prof. Rômulo Lima, que ministra ACE – I no Polo de Batalha, durante a disciplina, os acadêmicos, que estão cursando o primeiro semestre do curso, devem organizar alguma atividade de extensão. “Como o curso é Letras-Libras, recortamos a temática para o contexto da educação bilíngue para alunos surdos, campo educacional que merece atenção e fomento de discussões. O evento contará com intérpretes de Libras durante toda a programação”, destaca.
Serão trabalhadas temáticas como o racismo contra surdos negros e como isso afeta o seu processo educacional; surdos indígenas e as línguas de sinais indígenas brasileiras; assim como apontamentos para uma formação docente que vise práticas antirracistas na educação bilíngue de alunos surdos.
De acordo com Prof. Iago Ferraz, que ministra a disciplina de ACE – I (Educação para as Relações Étnico-Raciais) no Polo de Miguel Alves, a programação do evento será organizada em quatro oficinas. “A primeira abordará as relações étnico-raciais no ambiente educacional; na segunda será discutido o movimento negro-surdo; em seguida, os indígenas-surdos, com foco nos aspectos educacionais, sociais e línguas de sinais indígenas; e na quarta e última oficina, os apontamentos para uma formação docente para a educação das relações étnico-raciais no ensino bilíngue de alunos surdos”, detalha, enfatizando que a intenção é promover a conscientização e discussão das temáticas apresentadas não somente por parte dos professores em formação, mas também da comunidade e demais profissionais da educação local.
Acesse aqui para realizar sua inscrição.
Confira a programação do evento:
Polo de Batalha
Polo de Miguel Alves
Fonte: Universidade Federal de Piauí