A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem um papel fundamental na comunicação com as pessoas surdas e é um meio para a inclusão desse público que pode ser adquirido pelo setor do turismo. Pensando nisso, alunos e docentes da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) promovem um curso de Libras para a comunidade empreendedora do município de Currais Novos.
Intituladas Libras como estratégia de inclusão e interação social no comércio e serviços turísticos de Currais Novos, as aulas serão ministradas pela professora da Felcs Maria Kérsia da Silva Dourado, também coordenadora do projeto. Os encontros acontecerão quinzenalmente, aos sábados, das 14h às 17h, no período de 6 de maio a 2 de dezembro. Os interessados podem realizar a inscrição preenchendo o seguinte formulário.
A ação tem como principal intuito promover acessibilidade para pessoas surdas nos setores de hotelaria, restaurantes, agência de viagens e o comércio de maneira geral. A iniciativa conta com o apoio do Programa Qualistur – Turismo, Qualificação Profissional e Desenvolvimento Regional do Seridó Potiguar, além do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó.
Para Maria Kérsia, é essencial partir da compreensão de que a língua de sinais e as experiências visuais são necessárias para a comunicação de pessoas surdas com pessoas ouvintes. Ainda de acordo com a sua perspectiva, a iniciativa, que é baseada no Plano de Gestão da UFRN e nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, pretende divulgar e promover atividades de capacitação em Libras tendo como perspectiva a inclusão social.
“Como resultados, esperamos a aquisição básica da Libras por parte dos participantes, além do engajamento dos graduandos na ação, de modo a fortalecer a comunidade da cidade de Currais Novos como espaço inclusivo, colaborativo e acolhedor”, pontua a coordenadora.
Fonte: Universidade Federal de Rio Grande do Norte