Isabella busca conhecimentos para se comunicar com a comunidade surda e promover a inclusão
A infância é um período da vida em que são despertados sentimentos genuínos, tais quais os que levaram Isabella Fumagalli, aos nove anos, a procurar aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O contato na escola com o alfabeto de sinais e o convívio com uma amiga surda, no ambiente familiar, nutriram esse desejo durante um ano e meio até que sua mãe, Grasiela, procurou a coordenação do curso de Libras da UCS com o objetivo de saber se era possível matricular uma criança. Com a afirmativa, Isabella tornou-se a integrante mais jovem do Programa de Libras da Universidade.
A motivação que a faz participar das aulas aos sábados pela manhã é proporcional ao seu entusiasmo pelo aprendizado. “Estou achando muito legal, faz muito tempo que tenho interesse em aprender. A convivência com os meus colegas é muito boa e a professora é ótima”, destacou. Já nas primeiras aulas, ela conta que aprendeu a sinalizar homens, mulheres e crianças, as estações do ano e os dias de semana.
“Quero aprender várias coisas para me comunicar bem com a minha amiga e com as outras pessoas surdas”, revelou, sob os olhos da mãe orgulhosa. “Ela é muito decidida, procuramos alguns lugares para matriculá-la, mas foi na UCS que encontramos acolhida”, contou Grasiela.
O interesse de Isabella é nítido para a professora Marisol Cristina dos Santos, que afirma que pessoalmente e para UCS é motivo de orgulho ter uma criança matriculada no Programa de Libras. “É um desafio, porque a metodologia de trabalhar com crianças e adultos é um pouco diferente. Ao mesmo tempo que é totalmente possível haver essa troca, crianças aprendem ainda mais rápido e a Isabella é muito interessada”, enalteceu.
Coordenadora do curso de Libras da UCS, a professora Deise de Lima repercute como foi receber Isabella. “Fizemos uma reunião pedagógica para avaliar se metodologicamente seria possível atendê-la, e o único pré-requisito era que fosse alfabetizada, o que permitiu a acolhida”. Deise atenta para o fato de que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a língua, maior será a inclusão da comunidade surda na sociedade e a difusão de Libras. É um campo que está crescendo e precisamos que ele alcance todos os espaços”, considera.
Programa UCS Língua Brasileira de Sinais
O Programa de Língua Brasileira de Sinais da UCS tem como finalidade proporcionar aos estudantes a aprendizagem e a formação da Língua com competências comunicativas, linguísticas e tradutórias, atendendo às demandas da sociedade atual e à exigência legal para o mercado de trabalho.
Ao ingressar nos cursos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o aprendizado em diferentes níveis: básico, intermediário, avançado e a partir da conversação. Desde que alfabetizada, qualquer pessoa pode se inscrever no Programa, sem restrições.
Fonte: UCS