- Publicidade -

Estudante cria primeiro glossário de termos em Libras para curso de Biblioteconomia

A educadora Gládis Perlin foi a primeira professora surda no Brasil e segundo ela, a educação precisa desaprender um grande número de preconceitos, entre eles o de “querer fazer do surdo um ouvinte”. Entendendo a importância e o papel da Língua Brasileira de SinaisLibras, Mariana Briese da Silva decidiu elaborar um glossário de termos da língua para o curso de Biblioteconomia.

A ideia surgiu por incentivos de sua amiga, Alissa Esperon Vian, e se acentuou após a percepção da inexistência de um diálogo entre seu curso e a Libras durante a elaboração de outro glossário, realizado com o Grupo de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande (GEPIM).

O glossário de Libras foi criado com o auxílio de Cássia Palópolo, formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pelo conhecimento no curso e por ser surda, a jovem contribuiu para a criação dos sinais.

“É importante ressaltar que para ser criado o sinal, um surdo precisa fazer porque ninguém melhor que a pessoa que vai utilizar ele. Já que o surdo é muito visual, um ouvinte não poderia criar um sinal”, pontua Mariana.

A quantidade de palavras utilizadas dependeu da necessidade de detalhes e demanda de tempo disposta para a elaboração da dissertação. A jovem pesquisou termos em três glossáriosdiferentes da área da biblioteconomia e após utilizar um software de palavras recorrentes dos três documentos, escolheu as 25 expressões mais utilizadas.

“Eu inseri termos mais gerais já convencionados na Libras, por exemplo: biblioteca, revista, livro. Eles já existiam, não precisaram ser criados, então a gente adicionou ao trabalho e ficaram 44 termos no total, entre termos já existentes e termos novos”, explica.

Foi feito também, um levantamento bibliográfico, tanto em ferramentas digitais, quanto em dicionários impressos da área da Libras, que são reconhecidos no meio. Alguns deles foram: Dicionário da Língua de Sinais no Brasil; dicionário Enciclopédico Trilíngue da Língua Brasileira de Sinais, do Capovilla; Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES; glossário da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Hand Talk e V Libras.

Além de Cássia e Mariana, participaram do projeto as intérpretes Nara Gentil, Natasha Storch. O glossário está disponível no Tesauro Semântico Aplicado – THESA, criado pelo professor Rene Faustino Gabriel Junior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

software livre foi elaborado para auxiliar em aulas de biblioteconomia, com a finalidade de formar tesauros. A ferramenta é gratuita e é utilizada para fins didáticos em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, não somente para a biblioteconomia.

Paixão como motivação

Mariana é bacharel em Biblioteconomia, pós-graduada em Libras e mestranda em Letras – área de concentração Estudos de Linguagem, iniciou os estudos na Libras em 2018 e sua motivação foi sua curiosidade. “Como eu digo, o bichinho da curiosidade sempre quis aprender coisas novas, diferentes, e achei que a Libras era uma delas, mas não imaginei que eu ia me apaixonar tão rápido”, comenta.

O estudo iniciou em uma cadeira optativa de um ano para Libras 1 e 2, na formação de Biblioteconomia. Ela conta que na terceira aula já estava apaixonada e queria ser tradutora intérprete, sonho que segue em projeção.

Aprender para incluir 

Ao ser questionada como definiria a Libras, Mariana ressalta a importância da obrigatoriedade da língua no ensino básico e também, do sentimento pela mesma, que é fonte de motivação.

“O que eu sinto quando falo libras e quando falo sobre ela para as pessoas e poder juntar as minhas duas áreas de formação e a paixão que eu descobri pela Libras e o quanto é importante que o maior número de pessoas possa vir a conhecer, se interessar e aprender pra poder tornar o mundo, ou, pelo menos, o nosso entorno, melhor para as pessoas surdas”, expõe.

O que é um glossário?

De acordo com o dicionário, um glossário é uma lista alfabética de palavras utilizadas em um trabalho e dispostas no fim dele; uma espécie de dicionário que trata de um domínio especializado. A estudante explica que é a base de todo dicionário, uma coisa é intrínseca à outra.

Acesse o trabalho: https://www.ufrgs.br/tesauros/index.php/thesa/terms/650

Fonte: Folha Popular

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo