Proposta é que aprendizado dos alunos seja estendido para fora da sala de aula.
A Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun anunciou um curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pais, responsáveis e professores ouvintes da instituição. A proposta é que os alunos que já têm aula do idioma possam praticar fora da sala de aula.
Até 50 interessados da comunidade escolar poderão participar das aulas. Eles são divididos em dois grupos. O curso será feito via Google Meet e com início previsto nos dias 28 e 30 de junho, com carga horária total de 40 horas.
Para quem obtiver 100% de presença haverá certificação de nível básico. A Coordenadora Itinerante de Libras da Semed, professora Liliane Vieira, ministrará o curso com o auxílio do tradutor-intérprete Valdemétrius Castro Neris.
Na escola bilíngue, estudantes ouvintes do pré-escola ao quinto ano já passam pelas aulas do idioma desde o ano passado. Ao todo, são 590 estudantes dos períodos matutino e vespertino.
A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca que o objetivo do projeto da Língua de Sinais visa não apenas os estudantes, mas também que seja ampliado para a comunidade e familiares.
“Almejamos que os estudantes possam ter este conhecimento, mas que ao chegar em casa, a família também tenha as noções básicas. Com isso também poderá acompanhar todo o percurso formativo do filho.
Escolas bilíngues
A proposta de escola bilíngues em Blumenau foi implantada no início de 2019, com o ensino do alemão na Escola Municipal Erich Klabunde, localizada no Distrito da Vila Itoupava, e do inglês na Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista.
Em 2020, o programa foi expandido para outras nove escolas.
- EIM Alves Ramos (alemã)
- EBM Professor Oscar Unbehaun (libras)
- EBM Patrícia Helena Finardi Pegorim (inglês)
- EBM Norma Dignart Huber (inglês)
- EBM Helena N. M. Winckler (inglês)
- EBM Annemarie Techentin (inglês)
- EBM Professora Hella Altenburg (inglês)
- EBM Tiradentes e Julia Strzalkowska (inglês)
- EBM Pastor Faulhaber (inglês)
Além de aulas específicas dos idiomas, os alunos têm todas as matérias em português e na segunda língua. A meta, é que todas as escolas municipais sejam bilíngues até 2024
Fonte: O Município Blumenau