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A ideia é reunir o maior quantitativo de alunos surdos, para que tenham momentos de interações e comunicação coletiva no mesmo ambiente escolar

RORAIMA – A Educação Bilíngue será implantada em quatro escolas polo, onde cerca de 30 alunos com deficiência auditiva terão acesso a uma educação melhor.

A iniciativa vai fortalecer ainda mais o trabalho inclusivo, além de ser polos do ensino bilíngue, estas escolas promovem encontros e formações com profissionais, professores de Libras e até familiares destes alunos. Além disso, as interações linguísticas da cultura surda está presente na sala de aula e nos demais ambientes das unidades.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua oficial e o português é considerada a segunda, na modalidade escrita. E este projeto tem o objetivo de ampliar e fomentar ainda mais a Educação Bilíngue para os alunos com surdez. Uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista, implementou o método na Escola Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite) e Luiz Canará (Senador Hélio Campos).

A ideia é reunir o maior quantitativo de alunos surdos, para que tenham momentos de interações e comunicação coletiva no mesmo ambiente escolar. Distância não é problema, pois todos contam com o serviço de transporte escolar na porta de casa na ida para a escola e no retorno também.

Nas escolas selecionadas é possível ver a Libras presente em todos os setores, o que facilita a comunicação dos alunos surdos. Na Escola Municipal Luiz Canará, por exemplo, são atendidos em torno de 10 crianças com surdez.

LEI
A Educação Bilíngue para surdos está na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como uma modalidade de ensino independente. Iniciou na rede municipal em 2014, buscando qualidade de ensino para pessoas com deficiência auditiva.
Atualmente o município atende 33 alunos surdos e conta com 22 professores de Libras atuando na sala de aula, em parceria com o professor titular.

Fonte: Folha BV

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