Na tarde desta última sexta-feira, 6, um casal com deficiência auditiva participou de audiência de mediação para tratar do divórcio, guarda da filha, pensão e visitação. A audiência contou com auxílio de dois servidores que trabalharam, de forma simultânea, como intérpretes de libras para cada uma das partes. Esse atendimento é o primeiro, durante a pandemia, de mediação online em Libras da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).
“É a minha primeira vez aqui na Defensoria e o atendimento com acessibilidade em Libras é muito importante, toda a interação, saber o que realmente estamos precisando. E a Defensoria tem essa troca com o assistido.” O depoimento é de uma das partes atendidas na mediação.
A defensora pública coordenadora do Numecon Palmas, Tatiana Borel, destaca a importância de sempre buscar formas de aprimorar os atendimentos oferecidos pela Instituição “Hoje, na Defensoria, temos servidores com qualificação em Libras e que estão aptos a auxiliar o atendimento prestado a pessoas com necessidades especiais.” disse.
“Através da acessibilidade nos atendimentos, conseguimos identificar as necessidades e demandas que estão relacionadas intimamente a cada caso, como por exemplo, disponibilizando uma maior quantidade de tempo quando necessário, fornecendo intérpretes de Libras, dentre outras providências. E isso é o que nos permite franquear o acesso pleno de todos os cidadãos hipossuficientes aos serviços que a instituição presta, sendo esse nosso maior objetivo”, completa a Defensora Pública.
Fonte: Defensoria Pública – Tocantins