Não é exagero dizer que visitar a Disney é como imergir no universo da fantasia.
Mas será que esse mundo mágico também é inclusivo? Neste post te mostramos o que os parques da The Walt Disney Company oferecem para pessoas surdas.
Reunimos informações para você sobre esse tipo de atendimento na Disney e como solicitá-lo, se existe gratuidade para esse público.
Veja a seguir os recursos ofertados às pessoas surdas de acessibilidade:
- Escuta amplificada (aumenta os sons por fones de ouvido para pessoas com perda auditiva leve a moderada)
- Legenda em dispositivo portátil (exibe texto em locais como auditórios e atrações)
- Legenda de vídeo (em áreas de espera de shows e exposições)
- Interpretação da Língua de Sinais (em dias específicos e em inglês)
- Visitantes podem solicitar a interpretação em Língua de Sinais para eventos e jantares específicos com 14 dias de antecedência
- Veja mais nesta página.
Recursos de acessibilidade na Disney
Ter o privilégio de conhecer a Disney pode ser uma grande realização. O lugar oferece o que há de melhor para instigar a imaginação, reacender memórias da infância e até fazer parecer que as pessoas estão vivendo em um sonho – com os olhos bem abertos. Mas, para a experiência ser perfeita e bem aproveitada, ela precisa ser adequada para todos.
Pessoas com mobilidade reduzida, necessidades de acessibilidade auditiva, cognitiva e visual podem apresentar dificuldades ao visitar grandes parques como os da Disney. Por isso, a companhia conta com recursos específicos para que esse público também possa desfrutar do mundo mágico que só ela oferece.
Neste post, vamos apresentar primeiro todos os detalhes do programa de acessibilidade Disability Access Service (DAS) – disponível nos parques temáticos do Walt Disney World, em Orlando, e na Disneyland Califórnia. Depois, também te mostraremos informações sobre os demais parques.
Programa Disability Access Service (DAS)
Dentre os diferentes tipos de assistência, o DAS permite que o visitante não precise ficar esperando em filas. O serviço não fornece acesso mais rápido às experiências, como ocorre com Disney Genie+, mas permite que os usuários com o DAS agendem um horário de retorno para uma atração específica.
A espera terá o mesmo tempo para quem está na fila, a diferença é que quem usa o DAS não precisa ficar fisicamente na fila. Ou seja, isso permite que o visitante que usa o DAS aproveite outras experiências no parque enquanto aguarda o horário da atração específica.
Os parques da Disney também oferecem outros serviços para visitantes com deficiência, como um dispositivo portátil para melhor audição, legendas e descrição de áudio; um guia para pessoas com deficiência cognitiva, que oferece dicas para melhorar a experiência para todos os envolvidos; e assistência pessoal para fazer o planejamento do itinerário adequado.
Durante o passeio, os acompanhantes e visitantes com qualquer tipo de necessidade de acessibilidade podem tirar dúvidas no Guest Relations, local onde é solicitado o DAS e disponível em todos os parques. Cães guia também são permitidos (veja os detalhes aqui).
Como funciona o DAS?
Para usar o DAS é necessário fazer um registro específico na Walt Disney World e Disneyland Califórnia, e ser elegível para o programa, já que o uso do serviço é apenas para quem tem dificuldade em aguardar muito tempo em filas por causa de alguma deficiência ou TEA.
A ideia de oferecer o DAS é permitir que os visitantes possam aguardar o tempo da fila enquanto aproveitam outras atividades, como fazer outros passeios, assistir shows, concertos, desfiles e saudações de personagens. Eles também podem descansar, comer alguma coisa ou fazer compras nesse período.
Registro
Existem duas formas de fazer o registro para participar do DAS. A opção mais recomendada é de forma antecipada por videochamada, entre 2 e 30 dias antes da visita ao parque. O procedimento online pode ser solicitado nesta página.
A conversa ao vivo será em inglês, por isso, se for necessário, peça ajuda para algum conhecido para a tradução ou deixe aberto o Google Tradutor durante as perguntas.
Se considerado elegível para o programa, o visitante ou um dos pais (se for menor de 18 anos) participará de um processo de registro virtual. O funcionário da Disney fará algumas perguntas sobre a condição da pessoa que precisa do DAS e vai tirar uma foto dele.
Durante as perguntas é preciso saber quantas pessoas farão parte do grupo da pessoa com o DAS, quantos dias passarão nos parques, entre outros detalhes do passeio.
Depois que o acesso ao programa for concedido, será possível fazer uma pré-seleção de até duas atrações para cada dia de parque. Assim, ao chegar na Disney o visitante poderá ir direto para essa atividade agendada.
Quem não fizer o pré-registro pela internet, deverá se cadastrar no DAS presencialmente, no dia da visita, com um Cast Member no Guest Relations.
Uso do DAS
Se a condição da pessoa for elegível para participar do programa, o funcionário do parque vai emitir o DAS na conta My Disney Experience de todos do grupo. Asssim, o programa fica vinculado aos ingressos de todos que estão com o visitante, mas o uso do programa só é liberado se ele participar da atração.
Por exemplo, um adulto não poderá usar o DAS, para agendar um horário, para ir em uma montanha russa que não seja adequada para uma criança com deficiência.
O DAS é válido por até 60 dias. Nesse período, o programa é liberado apenas no Resort em que foi emitido. Ou seja, o DAS emitido no Walt Disney World Resort, por exemplo, não é válido no Disneyland Resort e vice-versa.
Programa DAS
O maior benefício do DAS é poder programar o horário que o visitante vai curtir um show ou atração, sem precisar ficar na fila.
Para saber em qual horário o usuário do programa deve ir ao brinquedo ou apresentação, é bem simples. Uma opção é o visitante com o DAS ou alguém do grupo dele pedir auxílio a um Cast Member, perguntando em quanto tempo deverão retornar ao atrativo.
A outra opção é selecionar o horário para participar da atividade pelo aplicativo My Disney Experience (com conteúdo em inglês). Qualquer um do grupo que tiver um visitante com acesso ao programa poderá fazer a seleção do horário (uma atração por vez). O responsável por usar o DAS deverá estar presente apenas no momento da atração. Veja a seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo My Disney Experience
- Faça login em sua conta Disney
- Toque no menu no canto inferior direito da tela de boas-vindas
- Em seguida, toque no botão Disability Access Service (no fim da lista)
- Ao clicar nele, você vai ver uma lista de atrações disponíveis
- Depois, é só selecionar a atividade e horário de retorno disponível
- Também é possível selecionar quais membros do grupo irão na atração.
Outra vantagem de quem usa o DAS é poder ficar em uma área reservada durante os desfiles tão esperados. Isso evita maior aglomeração nos locais com os usuários do programa. No caso de uma pessoa com autismo, por exemplo, estar no meio de muita gente pode tornar inviável a atração
Outras dúvidas podem ser esclarecidas nesta página da Disney, pelo telefone da assistência adicional (11) 4700-2835 ou por e-mail handicap.services@disneyparks.com.
Fonte: Melhores Destinos