À frente da pasta da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos detalhou ao R7 iniciativas que serão lançadas até dezembro deste ano
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal pretende lançar, até o começo de outubro, um sistema virtual para favorecer a comunicação com pessoas surdas. A iniciativa fará parte do Programa de Acessibilidade Comunicacional, chamado Central de Intermediação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Essa é uma das ações serão adotadas pela pasta até o fim do ano. Haverá ainda programas de empregabilidade e qualificação profissional, aplicativo de intérprete de Libras e acolhimento a quem cuida da pessoa com deficiência.
A pasta tomou a iniciativa com base nos dados da “Pesquisa Retratos Sociais 2021 – Pessoa com Deficiência”, do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). O levantamento, publicado no fim do ano passado, aponta que 113 mil pessoas com deficiência moram no Distrito Federal.
O número corresponde a 3,8% da população total da capital do país com dois anos de idade ou mais, sendo que a maioria vive em condição social vulnerável (6,6% nas classes D e E).
“A pesquisa traz informações importantes para identificar não apenas o quantitativo de pessoas com deficiência, mas onde elas estão, qual a sua condição social, financeira e profissional”, detalha o secretário.
Fonte: R7