De acordo com a proposta, os colégios poderão incluir o tema em caráter complementar programático. O parlamentar defende que o objetivo é popularizar as noções básicas de Libras como forma inclusão da população surda, além de melhorar a comunicação entre as pessoas.
“A inclusão da Libras vai além de simplesmente chamar a atenção para a necessidade de familiarizar nossos jovens e adolescentes com a população surda. A medida vai proporcionar efetivamente a inclusão das pessoas que utilizam essa língua no meio escolar e também na comunidade. Dessa forma, teremos propagadores de Libras nas famílias sul-mato-grossenses”, explica Jamilson Name.
Segundo o projeto de lei, o conteúdo oferecido nas escolas poderá ser elaborado pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Também estão previstas palestras e atividades de comunicação e expressão de forma a familiarizar estudantes e comunidade escolar.
“Essa iniciativa faz com que o Estado reconheça cada vez mais a importância de apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Vai permitir que um número maior de pessoas tenha acesso aos fundamentos dessa forma de expressão”, complementa o parlamentar.
Fonte: https://www.campograndenews.com.br/politica/deputado-apresenta-projeto-para-incluir-libras-na-grade-do-ensino-medio