Cristina, mãe de Daniel Norton, é deficiente auditiva e não perde uma apresentação da dupla no quadro do ‘Domingão’.
Toda vez que Dandara Mariana e Daniel Norton sobem ao palco para uma nova apresentação no Dança dos Famosos, uma pessoa é presença certa na plateia do programa para aplaudir a performance da dupla. É Cristina, mãe do professor, que confere de perto o sucesso do filho no quadro do Domingão. Para poder interagir com essa fã tão especial, no entanto, a atriz precisou aprender algo que vai muito além dos passos de cada ritmo: Libras, a língua brasileira de sinais. Em um papo com o Gshow, eles mostram que a deficiência auditiva é apenas um detalhe em meio a tanto carinho.
Daniel conta que Cristina é surda desde que nasceu e tem apenas 40% da audição, mas consegue falar bem e entende leitura labial. Empolgada com a participação do filho no quadro, como toda mãe coruja, ela não perde a chance de compartilhar com os amigos vídeos e momentos dele nos bastidores. Foi assim que surgiu o interesse de Dandara em aprender a língua de sinais.
“Minha mãe sempre me pede para gravar vídeos em libras para a comunidade surda, para a galera que é amiga dela. Um dia, a Dandara e eu tivemos a ideia de fazer um juntos e ensinei alguns sinais para ela poder fazer o vídeo pedindo votos.”
A atriz conta que, até então, só sabia o básico desta língua: “Conhecia só o abecedário e, quando soube que a mãe e o pai do Dani são surdos, falei que queria aprender para fazermos um vídeo falando com as pessoas”.
“Acho que temos que incluí-los no nosso diálogo com o público, eles também fazem parte. O Dani foi me ensinando aos pouquinhos alguns gestos e é muito interessante.”
“Foi um aprendizado muito legal. Volta e meia eles me ensinam uma coisinha ou outra e, a cada domingo, fazemos um vídeo nos comunicando com a galera.”
“Já estou por dentro!”, diz a atriz, mostrando um pouco do que aprendeu e o sinal escolhido para referir-se a ela, que faz referência aos seus cabelos cacheados. “Na comunidade surda, cada um tem um sinal, e a minha mãe batizou a Dandara com esse”, explica Daniel.
“Porque é uma linguagem corporal e que tem tudo a ver com a dança. É interessante ver que o corpo fala, independentemente do que é dito: com gestos a gente fala, com a dança a gente fala.”
Fonte: https://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/danca-dos-famosos/2019/noticia/dandara-mariana-aprende-linguagem-de-sinais-para-se-comunicar-com-a-mae-de-seu-professor-no-danca-dos-famosos.ghtml