Instituição capacita profissionais para promover inclusão, por meio da comunicação, entre pessoas ouvintes e surdos
MATO GROSSO – As inscrições para os cursos de níveis básico e intermediário de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão abertas no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso). São 75 vagas disponíveis à população de Sinop, Colíder e Nova Brasilândia.
A formação possibilita aos participantes atuarem como tradutores-intérpretes de Libras em diferentes áreas, otimizando a comunicação com pessoas surdas no ambiente social ou profissional e a interação entre ouvintes e surdos.
A diretora de Educação Profissional da instituição, Rosana Abutakka, lembrou que desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
Nesse sentido, a profissão de tradutor e intérprete da Libras pode ser exercida em vários segmentos, como ambientes educacionais, no meio jurídico, artístico, em eventos e produção audiovisual.
Os cursos de nível básico, com inscrições abertas em Sinop e Nova Brasilândia, têm carga horária de 160 horas-aula e duração, em média, de dez semanas. Já para a formação intermediária, com turma em Colíder, são quatro semanas de aula, totalizando uma carga horária de 60 horas.
Para participar do curso de libras básico é necessário ter 15 anos de idade e o ensino fundamental completo. Já para o curso intermediário os candidatos precisam ter 16 anos e ensino médio incompleto.
Os interessados devem realizar a pré-matrícula on-line pelo site www.mt.senac.br ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac pelo WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Primeira Página