O curso presencial de licenciatura do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) ganhou um termo a mais em seu nome e passa a ser formalmente reconhecido como curso de Pedagogia Bilíngue.
A mudança na nomenclatura foi requisitada oficialmente em julho deste ano pelo Departamento de Ensino Superior (Desu) do instituto, por meio de processo concluído em agosto pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
Para a diretora do Desu, Elizabeth Serra, a alteração do nome é uma importante conquista para a educação bilíngue — Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa — de surdos no país: “Este reconhecimento formal só certifica o objetivo geral do nosso projeto pedagógico. Responde a uma grande demanda das pessoas que escolhem o curso, e referenda as especificidades bilíngues da formação do pedagogo graduado pelo INES”, celebra.
O curso de licenciatura em pedagogia, na modalidade presencial, tem sua oferta bilíngue (Libras/Português) pelo INES desde 2006, e é uma experiência pioneira na América Latina, tendo a educação de surdos como centralidade em sua matriz curricular. O objetivo da graduação é formar pedagogas e pedagogos, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue e intercultural, para atuar na área da docência (educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos), na gestão educacional e na atuação do pedagogo em contextos não escolares. Anualmente, são ofertadas 60 vagas, sendo metade reservada exclusivamente para alunos surdos.
Fonte: INES