Em Guarapuava, Laboratório Bilíngue e Sala Multifuncional oferecem atendimento individualizado para as crianças
Pensando no processo de inclusão das crianças com deficiência auditiva em Guarapuava, a Sala de Recursos Multifuncional Surdez da Escola Municipal São José, faz atendimento individualizado durante o contraturno das aulas das crianças. Assim, o atendimento ocorre de segunda à quinta. Além disso, durante as tardes de sextas, contam com o apoio do Laboratório Bilíngue em parceria com CAS (Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná).
Conforme a Secom, no ensino regular os estudantes têm o auxílio de um intérprete, que faz a mediação entre o aluno surdo, a professora e as demais crianças. Quando o aluno já tem conhecimento da primeira língua (Libras), a mediação serve para ele adquirir a segunda língua (português). E assim ser inserido no processo de aprendizagem.
A professora Katiane Pawlas Marconato, assessora pedagógica da equipe de Educação Especial da Secretaria de Educação, comenta sobre a importância de ter aulas bilíngues para os alunos. “A gente acredita que eles precisam ter um espaço bilíngue. Ou seja, como a língua de sinais é a primeira língua deles, o ideal seria que os alunos tivessem Classes Bilíngues. Mas estamos trabalhando para isso”.
LABORATÓRIO
No projeto Laboratório Bilíngue as práticas pedagógicas estão em desenvolvimento, como atividades e jogos didáticos para tornar a linguagem de sinais a primeira língua de crianças surdas. E também, expandir o aprendizado para as famílias.
Assim, os materiais que obtiverem maiores resultados no projeto, servirão de modelo para instituições de outros núcleos de educação atendidas pelo Laboratório. Essa é apenas uma fase do projeto, que terá outros estágios nos próximos anos. Além disso, as famílias também recebem atenção.
Fonte: RSN