O usuário tem a capacidade de sentir a música e seus instrumentos em tempo real, de uma maneira que remete à sensação de estar perto de alto-falantes
A Not Impossible Labs, uma empresa inovadora em tecnologia, desenvolveu um colete que possibilita aos deficientes auditivos experenciar a música através de vibrações. A companhia, cujo nome na tradução livre é “Laboratório Não Impossível”, é conhecido por suas inovações em projetos de acessibilidade.
Feitos de um tecido que vibra, os coletes “convertem” o som em vibrações que são percebidas pela pele de quem os veste. Dessa forma, o usuário tem a capacidade de sentir a música e seus instrumentos em tempo real, de uma maneira que remete à sensação de estar perto de alto-falantes ou até de segurar um balão para sentir as vibrações.
Esta vestimenta inovadora emite vibrações nas áreas dos ombros, costas e costelas. Os pontos de vibração podem ser alinhados a instrumentos específicos e melodias, oferecendo uma vivência única para aqueles que têm perda auditiva, segundo a fabricante.
Em testes práticos, o colete foi usado em um show onde metade dos participantes era surda e a outra metade ouvinte. O equipamento também foi experimentado pela cantora Mandy Harvey, surda, proporcionando-lhe novas formas de sentir música, principalmente a sua.
Saiba mais sobre essa ideia com seus desenvolvedores em https://www.notimpossible.com/projects/music-not-impossible.
Fonte: Extra