** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Na tarde desta segunda-feira (26), o Espaço Infantil da 51ª Feira do Livro de Santa Maria foi palco de uma iniciativa educativa, com a exibição de “Min e as Mãozinhas: Cineminha em Libras”.

A animação, pioneira no YouTube por ser totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi especialmente pensada para crianças surdas, mas também cativou a atenção de crianças ouvintes presentes no evento.

“Min e as Mãozinhas” conta a história de Yasmin, uma garota surda, carinhosamente chamada de Min, que vive grandes aventuras ao lado de seu melhor amigo, um esquilo. O desenho se destaca por ser inteiramente em Libras, incorporando elementos culturais e linguísticos próprios da comunidade surda, o que o torna uma ferramenta valiosa para a divulgação da Língua Brasileira de Sinais.

Paula Xavier Scremin, professora de Libras em Santa Maria e responsável por trazer a série para a Feira, comentou sobre a importância da iniciativa: “Esse projeto começou em São Borja, onde fui aprovada em um concurso para professora de Libras. Ao conhecer a ‘Min’, percebi que poderia utilizar o desenho para ensinar Libras a todas as crianças. ‘Min e as Mãozinhas’ é um desenho feito para crianças surdas, com características e identidade da cultura surda. A ideia aqui na Feira é divulgar a produção e mostrar para as crianças, surdas e ouvintes, um pouco da língua de sinais, não apenas como acessibilidade, mas como um idioma. É a segunda língua oficial reconhecida do país e a oficial da comunidade surda.

Clarissa Souza, coordenadora pedagógica dos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rejane Garcia Gervini, também elogiou a iniciativa. “Participar da hora do conto em Libras foi extremamente importante. Parabenizo a Feira do Livro por proporcionar esse momento. Embora as crianças não saiam sabendo Libras, esse primeiro contato é importante para que elas entendam que existem outras formas de comunicação”, afirmou Clarissa.

Ela também destacou a importância de outras atividades culturais proporcionadas pela festa dos livros. “Hoje, trouxemos turmas do 1º e 2º ano, e para muitos foi a primeira vez dentro de um teatro. Isso é cultura, isso é valorizar a leitura. As crianças estão muito felizes. Agradeço a feira pela oportunidade”, comentou a pedagoga.

A programação do espaço continuará até o final dessa 51a edição, no dia 7 de setembro, com diversas atividades voltadas para o público infantojuvenil, com tempo de duração de 30 minutos para cada atividade. Confira a programação.

Fonte: Feira do Livro Santa Maria

- Publicidade -