- Publicidade -

CCJ analisa atendimento ao público por intérpretes de Libras

Nesta terça-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa 12 projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Entre as proposições está a iniciativa que prevê o atendimento do público externo, em repartições públicas municipais, com o auxílio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) devidamente certificados nos quadros de funcionários (005.00120.2018). A reunião acontece às 15 horas no subsolo do Palácio Rio Branco.

O texto justifica que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência determina o respeito à diferença linguística dos surdos com oferta de educação bilíngue e a disponibilização de tradutores e intérpretes de Libras para acessibilidade nos vários segmentos sociais. A proposição é de iniciativa dos vereadores Professor Euler (PSD), Goura e Marcos Vieira, ambos do PDT. A matéria foi devolvida para adequações aos autores, que agora anexaram documentos apresentando argumentos para que a matéria siga trâmite regimental (045.00091.2018).

Outra proposta em análise pelo colegiado é de iniciativa do Executivo e que tramita em regime de urgência no Legislativo para instituir o Programa Disque Solidariedade. Trata-se do recebimento, distribuição de doações destinadas à Fundação de Ação Social (FAS). Segundo a prefeitura, a arrecadação e o direcionamento das doações têm contribuído para fortalecer a proteção social do Município e o atendimento de famílias e indivíduos com itens básicos “essenciais para melhoria de suas condições de vida e superação de situações de vulnerabilidade emergencial ou transitória”, diz a mensagem do Executivo (005.00138.2018).

Retorna à CCJ proposta de lei que institui em Curitiba a Semana de Intervenção pela Vida – Viver é a Melhor Opção, alusiva ao dia 10 de setembro, data mundial de prevenção ao suicídio (005.00106.2018 com substitutivo geral 031.00069.2018). A matéria foi devolvida ao autor, Oscalino do Povo (Pode), que propôs adequações ao texto. Entre outras mudanças, o novo texto afirma que durante a semana poderão ser desenvolvidas atividades educativas e preventivas ao suicídio, sem delegar a função à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou outro órgão do Poder Executivo.

Confira a pauta completa da reunião aqui. Integram a CCJ Dr. Wolmir Aguiar (PSC), presidente, Cristiano Santos (PV), vice, Colpani (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Julieta Reis (DEM), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB) e Osias Moraes (PRB).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
Sair da versão mobile