A comunicação é feita de forma simultânea com as músicas do bloco
O Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo nos últimos anos e se adaptando para que todos possam curtir a folia. Respeitando a diversidade, o Ensaio Geral de Blocos que acontece neste fim de semana na avenida dos Andradas, na região Leste de Belo Horizonte, conta com um intérprete de libras no palco principal.
A comunicação é feita de forma simultânea com as músicas do bloco. Imagens mostram o intérprete durante a apresentação do bloco Truck do Desejo. Entre as músicas, ele também era responsável por interpretar na língua de sinais os recados e discursos dos vocalistas do bloco.
Conforme a organização do evento, um intérprete é usado em todas as apresentações do Ensaio. A perspectiva é que formas de acessibilidade também sejam usadas durante o Carnaval. A empresa, no entanto, não detalhou quais apresentações terão as ações.
Ensaio Geral
O Ensaio Geral acontece neste fim de semana para testar o funcionamento do som para o Carnaval de 2024. O sistema de sonorização é novidade na folia e promete amplificar as marchinhas, de forma clara e limpa, até para quem estiver longe dos trios. No Ensaio, 24 blocos vão desfilar pela avenida dos Andradas, na região Centro-Sul da cidade, entre 10h e 20h, utilizando o equipamento.
O sistema de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig.
Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo para este recurso. Foram instalados equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios. A ideia, conforme a organização do evento, é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos, ampliando o alcance sonoro dos trios.
Fonte: O Tempo