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Protótipo foi desenvolvido por estudantes surdas durante projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação

Estudantes surdas do campus Canindé do Instituto Federal do Ceará criaram um dispositivo para acessibilidade comunicacional na unidade. A iniciativa é fruto de pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), conduzida pela bolsista Amanda Barbosa e pela voluntária Jamilly Rodrigues, sob orientação da professora Thaidys Monte. 

O projeto desenvolveu um tótem de acessibilidade instalado na recepção do campus Canindé. Criado utilizando uma placa Raspberry Pi, o dispositivo apresenta um mapa interativo dos principais espaços administrativos e didáticos do campus, com descrições em Libras das atribuições e responsabilidades de cada local, facilitando a comunicação e o acesso à informação. 

Os testes do dispositivo foram realizados em duas etapas. A primeira fase consistiu em uma avaliação interna com o objetivo de ajustar o funcionamento do equipamento. Já a segunda etapa, realizada no dia 28 de agosto, contou com a validação de pessoas surdas da comunidade de Canindé para os critérios de efetividade e usabilidade do dispositivo em um contexto real, diretamente com os usuários que se beneficiarão da tecnologia. 

A equipe do projeto é composta por professores e técnicos administrativos do campus Canindé, que têm trabalhado em conjunto para garantir o sucesso da iniciativa. Além das estudantes bolsista e voluntária e da professora orientadora, colaboraram os docentes Igor Lima e Danilo Avilar, a intérprete Elizângela Augusto e os técnicos em Tecnologia da Informação Carlos Castelo e Juvenildo Vaz. A expectativa é que o totem possa se tornar uma referência em acessibilidade comunicacional, promovendo a inclusão e a autonomia das pessoas surdas no ambiente acadêmico. 

Fonte: IFCE

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