Proposta do vereador Hélio Silva visa promover a conscientização sobre Libras e inclusão das pessoas surdas
A Câmara de Sumaré – SP irá votar na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 152/2025, que institui o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania), integra a Ordem do Dia junto a outros dois projetos e tem como objetivo celebrar, anualmente, a língua e a cultura surda no município.
De acordo com o PL, o Dia Municipal da Libras será comemorado no dia 24 de abril de cada ano, e a data passará a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade. A medida busca fortalecer a promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência auditiva, seguindo a legislação nacional que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão.
A proposta também visa sensibilizar a população sobre a importância da língua de sinais, além de incentivar o aprendizado da Libras e difundir informações sobre os direitos das pessoas surdas. O projeto prevê ainda a colaboração de entidades especializadas para a realização de eventos comemorativos.
Além do projeto sobre o Dia Municipal da Libras, a sessão irá discutir outros dois projetos: o PL nº 105/2025, do vereador Ney do Gás (PV), que cria a Campanha Junho Verde em Sumaré, e o PL nº 134/2025, de autoria do vereador Prof. Edinho (Republicanos), que institui o programa “Maria da Penha vai à Escola”, com foco na conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A sessão começará às 10h e será transmitida online pelo canal da Câmara no YouTube.
Fonte: Portal da Cidade